Do Éden ao Fast Food (foi publicado por ocasião das conferências de Silmar Cristo, vindo dos EUA)

Do Éden ao Fast Food

O brasileiro Silmar Cristo é médico e cientista. É membro da Associação dos Profissionais da Saúde de Harvard University e doutorando em Health Psychology (Psicologia da Saúde) pela Walden University, EUA. Mora há 25 anos no país que inventou o fast food. Portanto, é com conhecimento de causa que aborda o assunto que dá título a este texto. E ele não necessita recorrer a experiências alheias, sua própria vida ilustra esse tema, porém quase ao inverso, do fast food ao Éden.

Silmar nasceu no Rio de Janeiro. Sua mãe vivia doente. E a família, igual à grande maioria, ignorava totalmente as leis da saúde. Ele costumava preparar uma mistura de leite em pó, farinha de mandioca e açúcar refinado, guardava em casa e ingeria com freqüência. Não se alimentava corretamente, a freqüência a essa mistura afastava sua fome. Resultado: um garoto hiperativo e desnutrido. E muitas outras doenças o acometeram. Quando a família, por idéia do pai, se mudou para uma área rural e os alimentos acessíveis eram os da própria terra, sua mãe sarou de muitos sintomas anteriores. Depois voltaram para a cidade por causa do fechamento da única escola da região. Os antigos hábitos alimentares adoecerem novamente sua mãe e sua família não percebeu a ligação de alimento inadequado com doença.

Mais tarde, na adolescência, Silmar começou a questionar a relação entre tipo de alimento e doença, mas os médicos e a mídia ignoravam o assunto.

Tentou sozinho encontrar respostas, mas isso era difícil. Finalmente, certo dia, conheceu uma linda jovem que mais tarde tornou-se sua esposa. Foi seu primeiro encontro com adventistas do sétimo dia, detentores de centenário conhecimento sobre saúde. Daí pra frente sua vida foi outra. Reformou sua dieta eliminando café, refrigerantes e açúcar refinado e desapareceram as doenças que o vitimavam. Obteve corpo mais disposto e mente clara.

Casou em 1984 e, em 1987, o casal mudou-se para o EUA. Estudou inglês, explorou bibliotecas públicas e universidades de Nova York e encantou-se em descobrir muito material sobre saúde natural.

Após morar 8 anos em Nova York, mudou-se para o Texas para estudar medicina no México, próximo à fronteira do Texas. Fez residência médica no Texas e aplicou-se a fazer pesquisas sob a tutela de uma universidade americana.

Durante 25 anos tem pesquisado e feito conferências em vários locais. Hoje, com 52 anos, Silmar tem disposição física e mental melhor do que aos 18 anos. Ele tem grande prazer em ensinar a recuperar e prevenir a saúde por meios muito simples. Ele parte da causa para os efeitos. Mostra, histórica, científica e biblicamente, as razões e conseqüências da perda do Éden. Com a era industrial, interesses financeiros ocasionaram o surgimento da cultura dos alimentos refinados, com químicas, do fast-food e conseqüente deterioração da saúde. O primeiro país que inteiramente decaiu na qualidade de vida foi os Estados Unidos da América. No início do século XX estava em primeiro lugar e hoje, passados 110 anos, foi para abaixo da nonagésima posição. E arrasta outros países nessa direção por ser modelo para o mundo. Inclusive para nosso querido Brasil, onde a saúde pública e particular enfrenta muitas dificuldades em trazer saúde aos seus pacientes.

Mas Deus, por amor a nós, permite que nossa mídia tenha espaço que pode reverter essa cultura do estilo de vida enfermo e enfermante. Médicos como Belmiro d’Arce semanalmente contribuem para a saúde natural neste jornal, às quintas-feiras, na sua coluna “Lições de Saúde”. E em maio deste ano, tivemos a grata satisfação de receber Dr. Silmar Cristo aqui em Presidente Prudente. Eu, pessoalmente, assisti às 7 palestras que realizou na IASD – Igreja Adventista do Sétimo Dia central. Sua abordagem,feita de maneira muito simples e acessível, ordenou minhas idéias e entendi muito claramente os caminhos da doença, cura e prevenção. Quem não teve oportunidade, poderá ter acesso aos seus materiais - O livro de 200 páginas “Saúde e Longevidade em 12 Passos” - princípios simples para viver mais e melhor em pleno século 21- e mais 8 DVDs “Do Éden ao Fast Food” - que abrangem os mesmos conceitos e instruções que faz ao vivo. Acesse seu site www.drsilmarcristo.com . E seja feliz com boa saúde.  

Fonte deste texto: Português, Silmar Cristo, Imprensa da Fé, Health 4D International.

Luiz Komoda, designer e adventista do sétimo dia, escreveu durante 13 anos, a coluna Cotidiano Bíblico no O Imparcial. E estuda sobre saúde natural há 40 anos.

 

Textos do cotidiano

Bilhões de Mães - texto publicado em O IMPARCIAL no dia 8 maio 2014

  A primeira mãe, original, surgida na Terra foi chamada de Eva , ou seja, “mãe de todos viventes”. A pergunta é: Como ter certeza de que isso é verdadeiro e não “história da carochinha” como muitos consideram a criação do universo mais a raça humana relatadas em Gênesis 1 e 2 da Bíblia...

Dia de trabalhar?

  Por que as pessoas descansam no 1º de Maio se esse é exatamente o Dia do trabalho? Este mundo complicado não responde coerentemente a todas as questões. Já a Bíblia Sagrada mostra uma sequencia admirável de trabalho e descanso, exemplos do Criador para os humanos, em Genesis 1 e 2. O...

Cristo e Noé no Cinema

                  Muita gente que não assistiria a um filme bíblico, fê-lo no caso de “A paixão de Cristo”, dirigido por Mel Gibson. O principal ingrediente de seu sucesso de bilheteria foi a violência. Ninguém havia, antes, se atrevido a aplicar tanta...

Dia de ex-vivos (foi publicado no dia de FINADOS 2013)

                                              Dia de ex-vivos Contraditoriamente, Finados é o dia que comemora o dia “dos mortos” ou “ex-vivos”, mas se  você procurar o “dia...