...leia aqui crônicas, veja as artes, soluções diversas...

Luiz Komoda




(18) 3222-4506
(18) 98806-7622 (oi)

Presidente Prudente

komoda@kompre.com.br

Trocando figurinhas - (da Copa do Mundo e outras trocas...)

12/06/2014 00:00

     Trocando figurinhas  

                 Vi um aglomerado de pessoas em frente de uma banca de revistas sito em  supermercado próximo à minha casa. Era um domingo e logo entendi que esse grupo estava adquirindo e trocando figurinhas do álbum da Copa Brasil 2014 (que totaliza 639 figurinhas incluindo fotos dos 12 estádios e jogadores dos 32 países participantes).

                  A compra dos envelopes fechados das figurinhas sempre resulta em muitas repetições, daí a necessidade e utilidade de trocar as figurinhas. Conferindo as estampas repetidas, o colecionador oferece-as para trocar por outras faltantes em seu álbum. Caso não o faça, esse álbum ficará muito caro. Esse “hobby” é praticado por crianças e adultos, homens e mulheres. Eu também já troquei gibis e figurinhas na infância. Na escadaria da entrada do extinto cine Presidente. Um gibi novo por dois mais usados, um almanaque por mais de dois gibis, etc. Também já colecionei figurinhas mas hoje não lembro quais nem quantos álbuns completei.

                 A expressão “trocar figurinhas” tem outro significado, é sinônimo de bater papo, conversar. Este texto trata de instâncias superiores, por exemplo, a “troca de figurinhas” de Adão e Eva com Jesus Cristo (Criador descrito em Colossenses 1:12 a 16). Gênesis 1: 28 registra a primeira fala de Deus ao ser humano “Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Em resposta à criação de Eva, Adão disse: “Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Gênesis 2:23.

 

                 Na seqüência, Gênesis 3 mostra o triste incidente do bate-papo imprudente do homem com o diabo, que resultou na desobediência, deslealdade ao Criador e a conseqüente expulsão do paraíso edênico. Daí para cá, o “trocar figurinhas” pessoalmente, diante da presença física literal de Jesus, foi suspenso por tempo limitado. Nesse ínterim, quem falou com Jesus foram Noé, Abraão, Davi e outros.

                 O diálogo com Jesus, pessoalmente, ao vivo, foi retomado na Palestina (na chamada primeira vinda do Messias, 2014 anos atrás) quando Ele nasceu e atuou por 33 anos como Jesus, Filho do Homem. Ao despedir dos discípulos, Jesus deixou novamente de “trocar figurinhas” em presença física. Mas na segunda vinda (volta de Jesus com data desconhecida) do Messias isso será retomado.

                 Estaremos na condição de remidos testemunhas de Jesus, conforme Atos 1: 6 a 8: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Seremos parceiros de Jesus para manter a eterna paz. Nossa vida de ex-sofredores terráqueos, vencedores com e por Jesus, dará credibilidade ao nosso testemunho por todo o universo em toda a eternidade: “Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e do que era o orgulho delas vocês se orgulharão. Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna. Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor. É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias. Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano, o Senhor, fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações” (todos verbos no futuro, prova da escatologia do texto). Isaías 61: 6 a 11. Você, eu e todos discípulos remidos de todos séculos “trocaremos figurinhas” com Deus, os anjos, os terráqueos colegas vitoriosos e com os outros seres inteligentes nunca caídos. É chegar lá para comprovar.  

                 Está escrito na Bíblia Sagrada.

 

Luiz Kazuo Komoda, Designer, fotógrafo e adventista do sétimo dia, escreveu durante 13 anos, a coluna Cotidiano Bíblico no jornal diário O Imparcial