...também leia aqui crônicas, veja as artes, etc...

Luiz Komoda




(18) 3222-4506
(18) 98806-7622 (oi)

Presidente Prudente

komoda@kompre.com.br

Dia de trabalhar?

07/05/2014 07:07

 

Por que as pessoas descansam no 1º de Maio se esse é exatamente o Dia do trabalho? Este mundo complicado não responde coerentemente a todas as questões.

Já a Bíblia Sagrada mostra uma sequencia admirável de trabalho e descanso, exemplos do Criador para os humanos, em Genesis 1 e 2. O primeiro trabalho que Deus determinou para a raça humana foi de conservação da natureza: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” Genesis 2:15. Essa tarefa ecológica nem sempre foi obedecida, a poluição e destruição da natureza testemunham hoje dessas agressões humanas.

O período semanal para trabalhar está indicada em Exodo 20: 9 a 11: “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou”. O próprio Criador Jesus deu o exemplo descansando após 6 dias de atividade criacionista (Colossenses 1:12 a 16) descrita em Genesis 1 todo até Genesis 2:1 a 3. Portanto, nossa semana começa na primeira-feira (que os calendários chamam de “domingo”) e termina não no sábado “inglês – de meio expediente” – mas sim no sábado do SENHOR, sétimo dia, apontado em muitos textos bíblicos.

Falando em “feriados”, se procurarmos todos feriados dito “santos”, nas páginas da verdade bíblica não encontramos nenhum, exceto o feriado que o Criador Jesus criou, Seu sétimo e santo sábado. Jesus, sendo muito sábio para errar, sabendo da loucura de atividades do século XXI, criou o sábado para descansarmos NELE e COM ELE. Para assim recuperarmos física, mental, emocional e espiritualmente. Trabalho, trabalho, descanso à parte. Descanso do Senhor Jesus. Com Ele, adoração para Ele – Apocalipse 14:7 - na igreja Dele. Quando Este declarou que “o sábado foi feito por causa do homem” e não vice-versa, estava referindo-se desde Genesis 1:26 a Genesis 2:3 que dá a seqüência – primeiro fez o homem na sexta-feira e depois fez o sábado para Ele – o Criador – “trocar figurinhas” no sétimo dia com seus filhos recém-criados Adão e Eva.  

E sobre trabalho, a Bíblia Sagrada detalha informações interessantes e importantes: Paulo ordena para quem não quiser trabalhar que também não coma. Jesus diz que Deus Pai sempre trabalha e Ele também. E diz para seguirmos seu exemplo, em João 13:15.  Salmos 104:21 a 23 dá o horário ideal para trabalharmos, do nascer até o por-do-sol: “Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento. Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis. Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde”. Esta palavra final “tarde” significa originalmente “noite”.

Finalizando, quando o assunto é trabalho e/ou descanso, como em todas questões, nosso exemplo supremo sempre é Jesus Cristo. Ele trabalha incansavelmente pela sua e minha felicidade e salvação eterna. O mínimo que Ele merece é nossa gratidão. Mas, para O fazermos feliz, basta fazer a vontade de Deus: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”. Eclesiastes 12:13 e 14. Somente é possível fazer isto com o poder de Jesus: “Eu sou a Videira, vós as varas; quem está em mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer”. João 15:5. Fazer amizade e conservá-la todos o dias com o Senhor Jesus é o que nos dá “poder para fazer”. Está escrito na Bíblia Sagrada.

 

Luiz Kazuo Komoda, Designer, fotógrafo e adventista do sétimo dia, escreveu durante 13 anos, a coluna Cotidiano Bíblico no jornal diário O Imparcial. Pesquisa Bíblia, design, saúde natural, etc.